Pesquisar este blog

24.4.07

Há alguns dias assisti no Curta Brasil "O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme", um vídeo de qualidades tão grandes quanto o nome.
Primeiro chama atenção a estética. O Filme tem um breve prólogo, com uma mini dv simulando uma câmera de segurança, e todo o resto é filmado com a câmera de um celular, que seria de um dos assaltantes que é incumbido pelo líder do grupo de registrar a ação. Trata-se de um recurso curioso de um ator acumular a função de cameraman. Vale destacar ainda que todo o assalto é filmado em um único plano-seqüência que dura vários minutos - do contrário soaria fake e o filme não funcionaria.
No elenco, Leandro Firmino (o Zé Pequeno de CDD) e Natália Lage, interpretando eles mesmos. O inusitado de ver "Zé Pequeno" acuado, na posição de vítima, é um acerto a mais da produção. Os atores que fazem os bandidos são do grupo "Nós do Cinema", o que é garantia de excelentes atuações. A cada dia esse grupo me encanta mais.
A direção e o roteiro são de Paulo Silva, Júlio Pecly e Marcelo Yuka, o inquieto ex-baterista do Rappa que ficou paraplégico e tal. "O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme" é apresentado como "o primeiro curta do movimento Companhia Brasileira de Cinema Barato". Esse é o único detalhe que me causa estranheza. Que mania é essa de manifesto, de revolução? Parece que o Dogma continua a gerar descendentes.
Bem, só sei que o curta, pretensioso ou não, é forte candidato a cult.

4 comentários:

Anônimo disse...

posso te chamar de ' Baudelaire'???
;p

Anônimo disse...

hehehe, é que achei engraçado a fraze aqui do teu blog ;p

Anônimo disse...

e eu vi o último curta de jorge furtado: "sanduíche". uma obra-prima da metalinguagem da interpretação.

sabe quando você sonha que tá sonhando e acorda mas continua dormindo e sonhando, só que agora tá acordado no sonho? é mais ou menos isso. mas não tem nada a ver com sonho.

Anônimo disse...

por "último", entenda o último que eu vi.

taí ele: http://www.casacinepoa.com.br/port/filmes/sanduich.htm